Data de publicação: 03/10/2021
Data de atualização: 04/10/2021
Relações bilaterais em todos os setores foram mantidas, segundo as autoridades que falaram na abertura do Fórum de Sustentabilidade em Dubai no último domingo (03/10).
As relações bilaterais entre o Brasil e os Emirados Árabes Unidos vêm se fortalecendo ao longo dos últimos anos e essa parceria estratégica superou os desafios da pandemia de covid-19 em todos os setores, disseram as autoridades que participaram da abertura do Fórum de Sustentabilidade Econômica na Região Amazônica – Brasil e Emirados Árabes Unidos, que ocorreu neste domingo (03/10), em Dubai. O vice-presidente Hamilton Mourão (foto acima) foi convidado de honra do evento.
O ministro da Economia dos Emirados, Abdulla Bin Touq Al-Marri, afirmou que o Brasil e os Emirados vêm estreitando suas relações significativamente nos últimos anos em diversos setores, graças ao comprometimento conjunto das lideranças dos dois países amigos, mesmo com a covid-19. Ele convidou os empresários brasileiros a conhecerem as facilidades que o país oferece e estabelecer negócios nos Emirados, e disse que o país tem interesse em explorar novas oportunidades na área de sustentabilidade, principalmente no que diz respeito à segurança alimentar e ao agritech.
“As relações entre o Brasil e os Emirados Árabes Unidos são profundas e duradouras”, disse a ministra de Mudanças Climáticas e Meio Ambiente dos Emirados, Mariam bint Mohammed Al Mheiri. Ela afirmou que a parceria entre os países foi fortalecida ao longo dos anos por meio de trocas bilaterais entre os governos, sendo a mais recente a visita do presidente Jair Bolsonaro, em 2019, quando ele discutiu a assinatura de novos acordos comerciais e reiterou a importância dos Emirados para a economia brasileira. Ela também ressaltou que as relações comerciais entre os dois países movimentaram US$ 2,8 bilhões no ano passado, e que os Emirados foram o principal destino das exportações brasileiras entre os países árabes, e o quarto nas importações brasileiras.
Participaram da abertura, além de Mourão, o ministro da Economia dos Emirados, Abdulla Bin Touq Al-Marri, a ministra de Mudanças Climáticas e Meio Ambiente dos Emirados, Mariam bint Mohammed Al Mheiri, o presidente da Federação das Câmaras de Comércio e Indústria dos Emirados Árabes Unidos, Abdullah Mohamed Al Mazrouei, o membro do conselho da Câmara de Comércio e Indústria de Dubai, Hisham Alshirawi, o ministro do Turismo do Brasil, Gilson Machado Neto, e o embaixador do Brasil em Abu Dhabi, Fernando Igreja.
Fonte: Agência Anba – Anba