Data de publicação: 10/12/2021
Data de atualização: 13/12/2021
O Conselho de Exportação da Indústria de Alimentos do Egito tem como objetivo aumentar as exportações de tâmaras do país para mais de US$ 100 milhões até 2024, em comparação com US$ 40 milhões obtidos no ano passado, aproveitando o crescimento da demanda global.
O foco da expansão na exportação serão os mercados europeu e sul-americano, que atualmente compram em torno de 44 mil toneladas ao ano da fruta egípcia. Novas espécies, como as tâmaras Al-Medjoul e Al-Barhi, estão sendo cultivadas para se obter um produto mais adequado para exportação. O Conselho também visa aumentar o valor agregado da exportação, oferecendo derivados como a tâmara em pó e desenvolvendo as embalagens.
Amjad El-Kady, diretor executivo do Centro de Tecnologia da Indústria de Alimentos, disse que, dentro da estratégia do estado de desenvolver o setor de tâmaras, busca-se alcançar o crescimento comunitário, agrícola e industrial, tendo em vista que o Egito é o maior produtor mundial de tâmaras, com um volume de produção de 1,7 milhão de toneladas por ano. Apenas 17% do volume produzido é exportado, no entanto.
Fonte: Agência Anba – Anba