ApexBrasil realizará webinar sobre oportunidades de exportação para produtos amazônicos

2 agosto 2022
292 Visualizações

Data de publicação: 01/08/2022
Data de atualização: 02/08/2022

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) realizará, no dia 11/08 às 9h, o webinar de lançamento do estudo “Alimentos e Bebidas da Amazônia Legal: Oportunidades e Apelos Globais”. O evento on-line reunirá especialistas em comércio exterior e na temática da bioeconomia amazônica, além de empresários que relatarão seus casos de sucesso em exportações de diferentes produtos da região. As inscrições já estão abertas aqui.

O webinar irá apresentar os principais destaques do estudo e as perspectivas de ampliação da participação dos produtos da bioeconomia no mercado internacional e de diversificação de destinos. O intuito é que produtores de alimentos e bebidas da região, que já exportam ou têm intenção de exportar, além de parceiros institucionais e o público geral interessado no tema conheçam as oportunidades de exportação para os produtos locais.

O webinar contará com a participação de três empresas da região com experiência em exportação focada em agregação de valor: a Manioca, empresa de alimentos especializada em produtos e ingredientes da Amazônia; a Fazenda Panorama, pioneira na produção de cacau na região transamazônica; e a Caferon, associação de produtores de cafés Robustas Amazônicos especiais com denominação de origem inédita.

O seminário também trará a perspectiva de profissionais posicionados em mercados-alvo dos produtos da biodiversidade. O evento conta com participação da analista sênior do Escritório da ApexBrasil em Bruxelas, Magdalena Smorczewska, e do Adido Agrícola da Embaixada do Brasil em Tóquio, Marco Aurélio Pavarino. Comporão o debate, ainda, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (Faea), Muni Lourenço Silva Jr., e o Superintendente do Sebrae/RO, Samuel Almeida. A abertura do evento será realizada pelo presidente da ApexBrasil, Embaixador Augusto Pestana, e pela chefe do escritório do MRE para a região norte (Erenor), Ministra Maria Deize Jorge.

Bioeconomia

Os consumidores estão cada vez mais dispostos a pagar mais por opções que reduzam seu impacto no planeta. Há uma crescente exigência por qualidade, sustentabilidade, saudabilidade e comércio justo. Para os produtores amazônicos que compatibilizam a produção com a manutenção da floresta, trata-se de oportunidade para atingir mercados de maior poder aquisitivo.

Atualmente, apesar de uma grande parcela dos alimentos e bebidas exportados pela Amazônia Legal apresentarem diferenciais competitivos, a participação desses produtos no mercado mundial ainda está abaixo da média das exportações brasileiras. Por isso, o evento buscará debater as estratégias para alavancar esse setor, impulsionando o desenvolvimento sustentável e reforçando a imagem do Brasil como referência em bioeconomia.

Fonte: Apex-Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>