Data de publicação: 25/06/2021
Data de atualização: 28/06/2021
O Complexo do Pecém, do Ceará, assinou na última semana um termo de cooperação com o Porto e a Zona Franca de Sohar, que fica em Omã. O complexo cearense é composto por área industrial, porto (foto acima) e zona de processamento de exportação (ZPE) e informou que o acordo com os omanitas servirá para cooperação comercial e técnica entre os terminais industriais e portuários. Ambos têm o Porto de Roterdã como acionista. Sohar abriga um dos maiores terminais de minérios do mundo, construído para operações da empresa brasileira Vale, o que foi lembrado na reunião.
O acordo permitirá que os complexos industriais e portuários façam avançar de forma colaborativa suas operações marítimas e logísticas globais, cumprindo objetivos compartilhados, incluindo a exploração de oportunidades de negócios conjuntas, o intercâmbio de conhecimentos e o desenvolvimento de tecnologias para hidrogênio verde e outras energias renováveis.
O acordo foi assinado pelo CEO de Sohar, por Mark Geilenkirchen, e pelo vice-presidente de operações do Complexo do Pecém, Cornelis Hulst, em cerimônia virtual. Participaram da cerimônia outras autoridades do Brasil e de Omã.
Fonte: Agência Anba – Anba